zine wobele

Juliana Alves Xukuru (1985)

Artista Visual contemporânea indígena, nasceu em uma das aldeias do território Xukuru de Ororubá em Pesqueira Pernambuco. Pertence a etnia Xukuru de Cimbres de Pesqueira -Pernambuco.

Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba e Mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco -UFPB/UFPE.

Seu trabalho se desdobra a partir de uma busca por memorias e identidades , partindo de uma poética da “transparência” que problematiza pesos e levezas envolvidos na romantização sobre a figura da mulher, ampliando este estudo para o contexto da mulher indígena a partir de seu próprio corpo e contexto entre/com as outras mulheres de sua etnia.

Em seu trabalho poético , a artista busca tratar das vivencias com seu povo mais intensamente , ao mesmo tempo em que busca desvelar sua própria historia vai identificando e enfrentando imagens/ narrativas colonizadoras ainda persistentes no cotexto atual da mulher indigena Xukuru.

Dentre seus trabalhos destacam-se, a participação como: artista selecionada no Primeiro e Segundo Festival de Artes do Agreste Meridional / Festival de Inverno, nas exposições Coletivas no Centro de Artes Armando Monteiro em Garanhuns- Pernambuco, em 2005 e em 2006; Festival Internacional de Aquarelas de Paraty; Galeria Navegary- Rio de Janeiro, 2015; artista selecionada para a residência artística e exposição coletiva no Festival Confluências de Artes em Clorinda – Argentina, 2017; Exposição individual “TranspareSSer” realizada no Centro Cultural Correios Recife, com curadoria de Sônia Marques, em 2018/2019. Possui obras no acervo do NAC – Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e como artista pesquisadora integra o grupo de Pesquisa Ensino das Artes Visuais (GPEAV) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Mulheres Xukuru no Toré. Juliana Alves Xukuru, 2018.
Ar artista em Cerimônia de Iluminação na aldeia Mãe Maria – Xukuru de Cimbres – Pesqueira- Pernambuco. 2019..
%d blogueiros gostam disto: